Homem, Mito e Magia

No início dos anos 70 a Editora Três lançou a revista "Homem, Mito & Magia". A revista abordava assuntos bastante interessantes e que de certa maneira eram ainda tabu na época, tangenciando o ocultismo, espiritismo, vampirismo e muitos temas ligados ao sobrenatural. 

Eu tinha menos de dez anos na época, e, praticamente recém-alfabetizado, pedia para minha mãe trazer a edição mais recente, já que diariamente ela passava na banca de jornais para comprar sua "Última Hora". O jornaleiro já reservava para ela, e era uma alegria desvendar o universo que a revista abordava, a cada nova edição. 

 

Na mesma época, a mesma Editora Três lançava a Revista Planeta. Seu conteúdo abordava esoterismo, filosofia, ufologia (bastante!...), entre outros temas impactantes para leitores que, como eu, adoravam tais temas. Já no final dos anos 80, a Edições Século Futuro lançou nas bancas de jornal uma coleção muito bem produzida e encadernada, composta por 20 volumes em capa dura, organizando temas diversos sob a série "As Ciências Proibidas" (foto deste post). Lançados semanalmente, os "fascículos" da coleção também eram esperados ávidamente por mim, e nem tanto por minha mãe que, a essa altura, tinha feito uma "caderneta" no jornaleiro para poder pagar somente no final do mês pelas minhas leituras... Os 20 volumes da coleção dedicavam-se aos seguintes temas: Iniciação ao Espiritismo, Morte e Reencarnação, Magia:os poderes secretos, Satanismo e Bruxaria, Últimas descobertas da parapsicologia, Adivinhação: os segredos do vidente, Astrologia: O código das estrelas, Poderes e segredos da mente, da origem da vida ao fim do mundo, As Sombras: sonhos, hipnose e sugestão, Inesgotáveis enigmas do passado, O livro negro dos Ovnis, Os signos secretos:simbologia e interpretação, Fantasmas:vestígios de outros mundos, Caráter e destino, Profecias, lendas e personagens malditos, Evidências dos Ovnis, Civilizações perdidas, malditas e esquecidas, Grandes mistérios do nosso tempo, O livro das profecias. 

 

Creio que esse interesse pelo "oculto", por mistérios e pelo desconhecido tenha origem nas histórias de caipora, mula-sem-cabeça, boitatá e lobisomem que meu avô, com mais de 80 anos, contava à noite para mim e meus irmãos, todos com menos de dez anos de idade - principalmente quando ficávamos sem luz em casa, coisa corriqueira naqueles idos dos anos 70 na área dos Campos Elíseos, na região central de São Paulo (que ainda não havia se tornado a triste região da Cracolândia...). Ele sempre afiançou a veracidade dessas estórias que dizia ter vivido no interior, em Indaiatuba, com os amigos tropeiros que passavam entre as fazendas da região à noite (ele nasceu em 1888... imaginem em que época ele deve ter vivido e escutado essas estórias), e ficava furioso quando fazíamos qualquer menção a desconfiar que fossem invenção ou mentira... 

 

Certamente este blog que acaba de nascer foi influenciado por essa lembrança mágica de meu avô e pela minha leitura de infância dessas publicações, que antecederam a Revista Ufo e eram mais abrangentes nos assuntos que apresentavam, pois somente a ufologia não satisfaz a nós, que temos a "mente aberta", e que buscamos entender o mundo "invisível" por um prisma mais amplo. 

 

Espero que o conteúdo deste blog, nesses tempos de tantos vídeos, influencers e podcasts, quando temos farto material no YouTube, no History Channel e em diversos sites, vlogs e redes sociais (quem nos dera essa facilidade de acesso a conteúdo e abundância de material há 50 anos atrás...), possa satisfazer essa nostalgia e também criar uma nova forma de experimentar a leitura de tais assuntos, de uma forma mais dirigida e organizada, com a vantagem atual de poder aprofundar-se nos links, que pretendo reunir e sempre incluir nos "posts" que farei aqui no Universo Mente Aberta

 

 Sejam bem-vindas, Mentes Abertas!

imagem MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.